segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Livro: Juntos ao luar

Editora: Editorial Presença 
Autor: Nicholas Sparks
Número de páginas: 263
Por : Cristiana Freitas

Resumo:
O livro Juntos Ao Luar baseia-se numa história sobre um militar que durante a sua licença de exército conhece uma universitária que estava de férias escolares.
Jonh e Savannah, conhecem-se através de um acidente no porão da cidade, onde a mala de Savannah cai a água e Jonh salta para a ir buscar pois nenhum dos amigos desta se deram ao trabalho de o fazer, após salvar a sua mala jonh sentiu um ‘’clique’’ ao entregar a mala a dona. Como ela se sentia em divida para com ele, convidou para jantar.
Durante o jantar Tim, um amigo de savannah apresenta-se a jonh.                                                 Jonh no dia seguinte foi buscar savannah a casa pois este ia lhe ensinar a fazer surf. Após isso continuaram a conviver durante dias, Savannah ouviu falar muito do pai de Jonh e sentiu grande vontade de o conhecer. No dia que finalmente o conheceu ficou durante muito tempo a ouvir-lho falar sobre a sua grande colecção de moedas, pois este era basicamente incapaz de manter uma conversa fluente sobre outro qualquer assunto.
Mais tarde Savannah mostrou a Jonh a casa que estava a ajudar a construir com o seu grupo de voluntariado, onde falaram sobre estar apaixonados por alguém e savannah contou-lhe uma história do seu passado que não tinham acabado bem.
No dia seguinte, eles encontraram-se novamente, pois Jonh ia voltar para a Alemanha, e quando eles se despediram, prometeram que quando Jonh tivesse outra licença, eles iam voltar a ver-se. Savannah entregou um manuscrito a Jonh onde dizia que o amava muito, e que cada vez que este olha-se para a lua que se lembra-se dela pois ela ia estar a fazer o mesmo.
Enquanto Jonh estava na Alemanha estes escreviam-se frequentemente.                              Finalmente chega a Julho e Jonh podia estar novamente com Savannah. Durante a semana de licença de Jonh, estiveram sempre juntos. E depois teve de voltar a Alemanha para cumprir mais 6 meses de serviço, durante estes 6 meses de serviço deu-se o 11 de Setembro e jonh voltou-se a alistar no exército, apesar de savannah se sentir orgulhosa, ficou algo triste pois era mais tempo que tinham de estar separados, nas cartas que enviavam um ao outro, jonh começou a reparar que o sentimento entre os dois tinha mudado ao longo do tempo.



Apesar disso, ele esteve algumas vezes com ela, mas nunca tiveram oportunidade para conversarem a sós, ele sentia que a estava a perder.
Em Outubro, Jonh recebeu uma carta de Savannah que dizia que apesar de o amar muito, durante aqueles dois anos e meio muita coisa tinha mudado, pois ela tinha-se apaixonado por outra pessoa.
Jonh nunca respondeu a esta carta. E depois de voltar do Iraque para a Alemanha voltou a alistar-se no exército.

Durante as suas próximas licenças, ele aproveitou para visitar o seu pai e inevitavelmente, eles ficaram mais próximos.
Em 2005, foi a última vez que Jonh viu o seu pai vivo. Depois de tratar do funeral do seu pai, Jonh foi ter com Savannah.
Quando Savannah encontrou Jonh, ficou surpreendida a aí teve a certeza que ela era casada.
No dia seguinte, Jonh e Savannah foram visitar Tim, ao hospital, pois ele sofria de melanoma. Jonh ao princípio não percebeu nada, mas depois compreendeu tudo.
Tim podia se curar, mas o tratamento era muito caro.

Mais tarde, Jonh apercebeu-se que não devia estar ali e no outro dia foi visitar Tim ao hospital, e este disse-lhe que sabia que Savannah ainda estava apaixonada por ele e que queria que Jonh ficasse com ela se algo lhe acontecesse.
Jonh disse que se ia embora e Savannah perguntou-lhe: “Então ficamos assim?”. Jonh disse que sim e ainda acrescentou que era melhor eles não se verem mais, pois ela precisava de estar ao lado de Tim.
Antes de se ir embora, Jonh ligou para um coleccionador de moedas e vendeu-lhe a sua colecção, para poder ajudar no tratamento do Tim.
Em 2006 ele foi ver novamente Savannah, para verificar se o tratamento tinha dado certo, mas desta vez não quis que ela o visse. Jonh apercebeu-se que estava tudo bem com Tim.

Nessa noite, depois de verificar que não estava a ser seguida, Savannah contempla a lua cheia. Jonh escondido faz o mesmo, pois esta é uma forma de o amor deles se expressar.

 Personagem preferida:
A personagem que mais gostei foi a do Jonh que apesar de amar muito Savannah este deixou-a seguir a sua vida, com o seu marido e ainda ajudou financiando o tratamento que Tim necessitava de momento, muitas vezes amar uma pessoa não significa ficar com ela mas sim deixa-la seguir a sua vida.

                                                                                                                            

Sem comentários:

Enviar um comentário